domingo, 30 de outubro de 2011

PLANO DE AULA

PLANO DE AULA: Utilizando as Mídias na Educação
CURSISTA:_Jozina José Rocha_______________________
TUTORA ; Maria das Graças Barbosa Tavares
ALVO: 04 a 05 Anos da Educação Infantil
DISCIPLINA: Linguagem Oral e Escrita
DURAÇÃO: 2 horas
CONTEÚDOS: Alfabeto; Jogo de Bingo com nomes.
ESCOLA: E.M.E.I.F. Tarsila do Amaral.

OBJETIVOS:
.Reconhecer e identificar as letras dos nomes dos colegas e a perceberem a letra do seu nome em outros nomes.
.Explorar a linguagem oral e escrita;
· Desenvolver de maneira lúdica o conhecimento do alfabeto;
· Estimular a construção de regras.
METODOLOGIA: Mostrar aos alunos como confeccionar o Bingo dos Nomes. Todas as crianças precisam de uma cartela (conforme o modelo), com o nome uma figura ou desenho que a represente; um saquinho com as letras do alfabeto móvel, mais ç, á, ã, e marcadores (bolinhas de papel pedrinhas ou sementes). Entregar a cada criança uma cartela: Solicitar às crianças que desenhem no quadrado, a brincadeira ou brinquedo preferido, ou a fruta ou o animal de que mais gostam, ou a flor que acha mais perfumada, etc. Se preferir, as crianças poderão colar figuras de revistas e/ou gibis. Importa que cada um desenhe ou cole uma imagem que expresse um desejo, um gosto, uma preferência pessoal. Dividir o retângulo em tantos quadrados quantas forem às letras do nome da criança. Escrever então o nome de cada criança, pedindo que observe enquanto o nome dela é escrito.
Todas as crianças pegam sua cartela e marcadores. O professor deve estar com o saquinho de letras em mãos, para sorteá-las conforme o andamento da partida. Combinar, para cada partida, quem faz bingo: quem marcar uma letra do nome, quem marcar duas letras do nome, a primeira letra do nome, etc. Lembrar que os nomes têm quantidades diferentes de letras.
RECURSOS: Papel cartão, EVA, pincel atômico, revistas, jornais, gibi, alfabeto móvel, computador e internet, cola, tesoura.
AVALIAÇÃO: através da participação e colaboração no desempenho de cada uma das atividades proposta.
REFERÊNCIAS
http://www.youtube.com/watch?v=UuB1vPlWPNQ&feature=related - vídeos alfabetização através de jogos.